Conheça o livro Diga Giz! Capítulo a capítulo resumido

1. Aprendizagem

Aborda conceitos importantes sobre como promover a aprendizagem, citando importantes nomes da educação e exemplificando a importância do saber aprender.

 

2. – Transferência do saber

Relata de forma dinâmica métodos para facilitar a aprendizagem, através da transferência do saber em atitudes, projetos e crenças que facilitam o trabalho do professor.

 

3. Inclusão, uma experiência a ser considerada

Trabalha o difícil conceito da inclusão, temida por muitos profissionais. Traz um relato interessante que ajudará a abrir o pensamento para soluções que a teoria não consegue exemplificar.

 

4. – Desenvolvendo a cultura sócio-ambiental

Mostra o importante papel do professor na incubencia de orientar seus alunos a desenvolver princípios éticos e morais, além da importância da responsabilidade ambiental.

 

5. A família é o nosso porto seguro

Mesmo com toda dedicação profissional, sendo muitas vezes parte da família de seus alunos, o professor não deve esquecer da sua própria família, pilar que dará suporte nos momentos de crise que necessitarem de sabedoria.

 

6. – O trabalho é a nossa segunda família

Muitas vezes o professor atua em escolas e períodos diferentes que tomam parte do seu dia-a-dia. Dessa maneira é importantíssimo criar conexões com seus colegas de trabalho para que o ambiente em que esteja inserido fique cada vez mais saudável e produtivo.

 

7. Avaliação

Um dos temas mais polêmicos na carreira do professor trata sobre a maneira sobre como irá avaliar seus alunos. Infelizmente ou felizmente, não se pode comprar um aparelho que meça o aprendizado e cabe ao professor desenvolver mecanismos que procurem avaliar seu aprendiz da melhor maneira possível.

 

8. – Feedback

Uma das ferramentas mais utilizadas no meio corporativo é inserida na educação com a finalidade de gerar avaliações contínuas que vão além dos conteúdos teóricos. A avaliação por feedback é pessoal e promove ao aluno maneiras de melhorar constantemente seus procedimentos e processos.

 

9. Rompendo Paradigmas

Paradigma é uma verdade provisória e cabe ao professor ir além das suas próprias capacidades e mostrar aos seus alunos essas possibilidades.

 

10. – Quebrando as regras

Romper regras pode assustar, e vamos levar o leitor a entender a importância de quebrar algumas regras de vez em quando.

 

11. Linguagem universal

Retrata a importância da matemática na formação do aprendiz, como verdadeira linguagem universal.

 

12. – Comunicação universal

Qual será a comunicação universal?  A forma como o professor consegue atingir qualquer aluno independente da idade, nível cultural e social.

 

13. A importância do registro

Em todas atividades desempenhadas o docente deve registrar seus apontamentos, em meio eletrônico ou impresso, servindo de exemplo aos seu alunos. Na era digital, a simplicidade do registro fica muitas vezes a critério da fotografia por celulares, mas será que isso ajudará no aprendizado?

 

14. – A cobrança também é importante

Em tempos de aprovação automática, de exigências comerciais escusas ao papel da educação, o professor perde o poder da cobrança, mas a exigência por resultados deve ser mantida, já que o aluno deve ser preparado essencialmente para a vida profissional, que não dará espaço para erros.

 

15. O trabalho em equipe
Atuar em sintonia com seu grupo de trabalho será tarefa importante para o sucesso de sua carreira, sua unidade escolar e seus alunos. E essa lição deverá ser passada para os aprendizes.

 

16. – Exercendo a liderança participativa
Tão importante quanto saber trabalhar em equipe está o fato de liderar as pessoas de uma forma que elas se sintam valorizadas. Ser líder não é tarefa fácil.

 

17. Utilizando múltiplos recursos

A era da tecnologia trouxe inúmeras ferramentas que podem auxiliar o professor na transmissão do conhecimento, porém, muitas vezes talvez seja necessário somente um pedaço de giz.

 

18. – Utilizando múltiplas habilidades

Ser professor pode muitas vezes exigir de você habilidades que talvez nunca tivesse utilizado, que talvez até desconheça ter. Viaje conosco neste capítulo para descobrir quais são essas habilidades.

 

19. Ampliando a percepção

Perceber alterações de comportamento pode muitas vezes ajudar seu aluno a se desenvolver, a dificuldade está em como desenvolver estas atitudes no ambiente de trabalho..

 

20. – Desenvolvendo competências holísticas

O termo holístico tem sido trabalhado no mercado de trabalho, pelas grandes empresas, sugerindo a habilidade do profissional de enxergar o todo e não mais o foco. Como lidar com essas exigências na sala de aula?

 

21. Fadiga cognitiva

O aprendizado acontece quando é significativo, mas muitas vezes o aluno está cansado o bastante para não conseguir atingi-lo.  Descubra como perceber e lidar com a fadiga cognitiva.

 

22. – Uso da criatividade e da motivação

Espera-se do professor um criativo nato e um motivador por excelência

 

23. O gestor na educação

Estabelece importantes padrões para que a organização atinja seus objetivos, pensados sempre no seu produto final, o aprendizado do aluno.

 

24. – A equipe escolar

Não podemos deixar de salientar a importância de todos os envolvidos no processo da educação que passa pelas portas da unidade escolar e chega aos profissionais do administrativo quando da entrega dos certificados.

 

25. O professor

Este abnegado profissional que tem o papel mais importante sobre a educação.

 

26. – Sorria, diga giz! Você é professor…

Venha conosco nessa viagem de descoberta do real motivo de ser um professor… 

Recomendadas para você...
Livro Diga Giz é destaque no Clipping de Notícias do SENAI-SP
Livro Diga Giz ganha destaque em importante veículo de divulgação do SENAI-SP, o Clipping de Notícias. O Clipping é de divulgação interna da GIT e pode ser acessado exclusivamente pela intranet ...
Leia mais...
Na próxima Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em agosto, será lançado o livro Diga Giz!, dos autores Fernando Adoka e José Jurandir, o livro é um manifesto motivacional ...
Leia mais...
Livro DIGA GIZ é destaque em Clipping de Tecnologia do SENAI SP
Para divulgar a noite de autógrafos e lançamento do livro para professores e pedagogos na última Bienal Internacional do Livro de SP que ocorreu em agosto de 2016, o SENAI ...
Leia mais...
Diga Giz! é destaque no PiritubaNet
Diga Giz! O livro mais aguardado do ano na área da educação ganha destaque no maior portal online do bairro de Pirituba - São Paulo.   http://www.pirituba.net Confira publicação clicando aqui. Elaborado a partir ...
Leia mais...
Maria Bethânia cita professores em abertura da Bienal do Livro
A cantora Maria Bethânia foi convidada de honra na abertura da 24ª Bienal do Livro de São Paulo e realizou um show maravilho misto de poesia falada e interpretações musicais ...
Leia mais...
Diga Giz! é destaque no Freguesia News
Diga Giz! o maior lançamento literário para professores desse ano de 2016, ganhou destaque no jornal online Freguesia News! A obra Diga Giz, dos autores Fernando Adoka e José Jurandir ganhou ...
Leia mais...
Diga Giz é destaque no SINPEEM
O livro Diga Giz! dos autores Fernando Adoka e José Jurandir ganhou destaque no site do SINPEEN (Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo). Confira clicando aqui.
Leia mais...
A obra Diga Giz!, que será lançada na Bienal do Livro de São Paulo, em agosto, traz histórias e relatos emocionantes e divertidos de educadores dentro e fora da sala de ...
Leia mais...
José Jurandir é destaque em entrevista a Imprensa Jovem da Prefeitura de São Paulo
O canal Imprensa Jovem, da prefeitura de São Paulo, entrevistou o escritor José Jurandir. Nas palavras dos jovens: " o professor é escritor de um livro que se chama Diga Giz. ...
Leia mais...
Diga Giz! Um manifesto motivacional aos formadores de todas as profissões
A obra Diga Giz trata do cotidiano do professor que muitas vezes é surpreendido pelos impasses de sua carreira. Expondo causos de uma trajetória de sucesso de dois professores, um ...
Leia mais...
Livro Diga Giz é destaque no Clipping de
Mercado da educação recebe livro de apoio ao
Livro DIGA GIZ é destaque em Clipping de
Diga Giz! é destaque no PiritubaNet
Maria Bethânia cita professores em abertura da Bienal
Diga Giz! é destaque no Freguesia News
Diga Giz é destaque no SINPEEM
Professores expõem em livro a importância do educador
José Jurandir é destaque em entrevista a Imprensa
Diga Giz! Um manifesto motivacional aos formadores de

Sobre Fernando Adoka

Fernando Adoka é professor, palestrante, escritor,administrador, publicitário, analista e desenvolvedor de sistemas. Leciona para os cursos de gestão, tecnologia da informação, formação inicial continuada, técnico e de aprendizagem industrial no SENAI-SP. É autor do livro "10 Lições que Aprendi no Negócio mais Dificil do País"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *